ESTRUTURA

 

PORTUGAL CONTINENTAL

 

        A população portuguesa é de aproximadamente, 10 milhões de habitantes. A zona norte de Portugal é mais povoada do que a zona sul. As zonas do litoral, ou seja, próximas do mar, são as mais povoadas.

        As pessoas vivem em povoações que têm o nome de aldeias, vilas ou cidades. As cidades e as vilas são meios urbanos e as aldeias são meios rurais.

        As aldeias têm poucos habitantes. As casas são baixas e as ruas, estreitas. Os habitantes dedicam-se, principalmente, à agricultura, à pecuária e à exploração florestal. Junto do mar, vão à pesca. A vida nas aldeias é calma e saudável. Quando não há trabalhos obrigatórios, as pessoas conversam e convivem umas com as outras.

Aldeia do Freixinho, distrito de Viseu

        Nas vilas e principalmente nas grandes cidades, a vida é agitada e menos saudável do que nas aldeias. As casas, geralmente, têm alguns pisos, e nelas moram muitas famílias que trabalham no comércio, na indústria e nos serviços públicos. O ambiente das cidades é mais poluído do que o das vilas porque há maior movimento de pessoas e veículos.

Vila de Montemor-o-Velho, distrito de Coimbra

 

Cidade de Leiria, distrito de Leiria

 

        Portugal está dividido em 11 regiões, chamadas também as províncias portuguesas.

 

        Para ser melhor administrado, Portugal está dividido em distritos, concelhos e freguesias. Os distritos são as cidades mais importantes em cada região. Em cada distrito há o Governo Civil, que representa o governo português.

        Os distritos são formados por cidades mais pequenas, os concelhos. E os concelhos são formados por freguesias. Uma freguesia, formada por uma ou mais aldeias, é a divisão mais pequena do nosso território.

        Observa os distritos no mapa de Portugal.

 

 

        Lisboa é a capital de Portugal. É em Lisboa que está situada a sede do governo, onde se tomam decisões importantes sobre o nosso país.

 Lisboa

MADEIRA E AÇORES

        As ilhas destes arquipélagos são de origem vulcânica, ou seja, formaram-se a partir de erupções de vulcões. Por causa da situação geográfica dos arquipélagos da Madeira e dos Açores, cada um deles forma uma Região Autónoma, com um governo próprio.

        Um arquipélago é um conjunto de ilhas próximas umas das outras.

        O arquipélago da Madeira é formado pela Ilha da Madeira, Ilha de Porto Santo e pelos ilhéus das Desertas e das Selvagens. Um ilhéu é uma ilha de pequeno tamanho. As Desertas e as Selvagens não são habitadas.

 

        A cidade do Funchal é a mais importante deste arquipélago e situa-se na Ilha da Madeira. O Funchal é a capital da Região Autónoma e é uma cidade encantadora.

Funchal

        As ilhas são muito montanhosas. As elevações mais altas são o Pico Ruivo e o Pico do Areeiro. O clima é suave e convidativo. O solo é muito fértil e na Madeira, cultivam-se as mais belas flores do Mundo.

 

Antúrio

Estrelícia

 

        O arquipélago dos Açores é formado por 9 ilhas: S. Miguel, Terceira, S. Jorge, Faial, Santa Maria, Graciosa, Flores, Pico e Corvo.

        A cidade de Ponta Delgada é a mais importante da Região Autónoma, pois é a capital dos Açores. Localiza-se na Ilha de S. Miguel.

        É na ilha do Pico que fica a elevação mais alta de Portugal - o Pico, com 2351 metros de altitude.

        O clima nos Açores é temperado marítimo, com períodos de muitas chuvas, principalmente nos meses de Novembro e Fevereiro. Neste arquipélago existem lagoas que se formaram em crateras de vulcões já extintos. A mais célebre é a Lagoa das Sete Cidades.

 

Lagoa das Sete Cidades

        Nos Açores, existem paisagens deslumbrantes banhadas pelo mar.  

        

 

        As hortênsias são as flores que predominam em todas as ilhas e a maioria está plantada nos jardins e nas bermas das estradas, acompanhando grandes distâncias.